Receita de óculos na internet

 
 

Onde fazer receita de óculos online?

Como obter uma prescrição para os olhos em tempos de Corona?

Tem como fazer um exame de vista pela Internet?

É legal fazer receita de óculos online?

Telemedicina Oftálmica, onde encontrar?

A resposta para essas perguntas: 

Esses assuntos são importantes e urgentes, principalmente agora diante da pandemia do COVID-19, quando para evitar o contágio torna-se necessário permanecer em casa, sem precisar se expor nas longas filas de clínicas e hospitais, ou por estar impossibilitado de encontrar um oftalmologista com um consultório aberto.

É possível e legal receber uma receita ou prescrição para seus olhos e fazer seus óculos pela internet. Essa é uma atividade legalizada de acordo com a Lei Brasileira, o CFM (Conselho Federal de Medicina), ou o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e, principalmente, seguindo a PORTARIA No 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020, promulgada pelo Ministério da Saúde Brasileiro. 

As principais condições são:

Quem prescreveu uma receita para óculos deve ser um médico oftalmologista.

Não deve ser um optometrista, um oculista, um ortóptico, uma máquina ou sistema, ou outro meio e profissional que não seja oftalmologista.

O oftalmologista pode usar a telemedicina, que já é uma realidade no Brasil.

A telemedicina pode ser usada de vários modos, inclusive para a realização de perguntas e anamnese indireta (por e-mail, por whatsapp, por sistema, aplicativo, telefone, áudio ou video-conferência, zoom, skype, facetime, etc.)

Os oftalmologistas podem também ultilizar sistemas e tecnologias para examinar e obter informações de pacientes com relação à sua visão.

No fundo, a telemedicina é simplesmente um modo de atendimento, cujo diagnóstico é fundamentado em informações transmitidas por meio de sistemas de telecomunicações.

A Telemedicina Oftálmica é uma solução importante para consultas oftalmológicas a pacientes que não podem deslocar-se até o consultório de um oftalmologista, seja por motivo de quarentena/lockdown, ou seja por um motivo particular (como impossibilidade de andar), ou ainda para aqueles que residem em locais distantes dos centros urbanos. A tecnologia e comunicação digital permitem se beneficiar do exercício da medicina à distância.   

Essa nova maneira de oferecer atendimento é uma consequência natural da transformação digital, cada vez mais vivenciada pela sociedade e impulsionada pela pandemia do vírus Corona.

Os pacientes também se tornaram mais proativos nos cuidados com a saúde, aprendendo a usar ferramentas tecnológicas.Tanto as mais simples quanto outras mais complexas.

Em tempo: os exames de vista realizados por oftalmologistas com o auxílio da telemedicina têm um custo muito popular, e provavelmente serão isentos nessa época de pandemia do Covid-19. Esses exames já são usados ​​em larga escala em países como Estados Unidos, Alemanha, México, Colômbia, Japão e muitos outros.

Para receber mais notícias de quando e como estará disponível no Brasil por favor, cadastre-se aqui.