Utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Para cumprir com a nova diretiva de privacidade, nós precisamos pedir seu consentimento para definir os cookies. Saiba mais.
O que é Glaucoma?
Objetivamente, o glaucoma é uma doença do nervo óptico.
O nervo óptico é responsável por receber as informações da retina e enviá-las ao cérebro, que as transforma em imagens.
O glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros, e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Mesmo assim, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma junto aos brasileiros, revelou que, 40% das pessoas participantes da pesquisa acredita que o Glaucoma tem cura.
Por isso, muito atenção por que o glaucoma tem tratamento, porém, se não for devidamente tratado, pode levar a cegueira permanente.
Quais as causas do Glaucoma?
O aumento da pressão no olho (pressão intraocular) continua sendo a principal causa dessa doença. Porém, existem outros fatores de risco a serem considerados:
- Outras doenças no olho, como descolamento de retina
- Pessoas com idade superior a 60 anos
- Pessoas com idado superior a 40 anos (especialmente quando já existem casos na família)
- Pessoas com diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e hipertireoidismo
- Doenças no olho, como tumores, descolamento de retina e inflamações
- Uso prolongado de medicamentos à base de corticosteroides.
Prevenir é o melhor remédio!
Essa é uma doença em que a prevenção é, definitivamente, a melhor opção. Uma consulta anual ao oftalmologista vai garantir a descoberta da doença a tempo de tratá-la, de forma a garantir o menor prejuízo possivel a sua visão. Portanto, previna-se! Sua visão agradece. :)