Por que óculos falsificados podem prejudicar sua visão?

 

Como funciona a nossa visão na Luminosidade

Quando somos expostos a muita luminosidade, como em dias de muito sol, nossa visão se regula instintivamente, diminuindo o tamanho da pupila para que passe menos luz solar e consequentemente menos radiação UVA e UVB. Isso acontece porque a pupila aumenta ou diminui de tamanho de acordo com a quantidade de luminosidade a que é exposta. Isso controla a intensidade de luz recebida pela retina e permiti maior nitidez das imagens gerando melhor visão.

Você já percebeu isso... quando estamos dentro de um prédio e saímos rápido para rua, imediatamente nossos olhos se “ressentem”. O excesso de luminosidade ofusca nossa visão, deixando as imagens menos nítidas e nossos olhos se estreitam. E logo voltamos a abrir os olhos normalmente. Isso acontece porque a pupila já se auto ajustou: ela ja reduziu seu tamanho, diminuindo a passagem da luminosidade e adaptando a visão ao ambiente.
O mesmo ocorre em ambientes de pouca luz, quando entramos em locais muito escuros, aos poucos a gente passa a enxergar as imagens de forma mais nítida? Isso ocorre porque as pupilas aumentam, permitindo maior entrada de luz. Agora que você sabe como seus olhos funcionam, percebe porque é tão importante usar óculos de grau e óculos de sol originais.
 
 
 

Luminosidade x óculos escuros originais x óculos escuros falsificados

Os óculos escuros servem para reduzir a luminosidade que chega aos nossos olhos. Com eles, os olhos percebem que está “mais escuro” e, por isso, mesmo sob o sol, as pupilas entendem que não precisam diminuir de tamanho para proteger a retina da luminosidade. Assim, as pupilas manterão seu tamanho, permitindo que a quantidade de luminosidade ideal chegue até a retina.
 
É aí que entra a principal diferença entre um óculos de sol original e um óculos de sol falsificado. Imagine que os dois óculos, tanto o original quanto o falsificado, possuem a mesma cor de lente. A pupila vai ficar do mesmo tamanho nos dois casos, permitindo que a mesma quantidade de luminosidade chegue até a retina, só que: Os óculos de sol originais possuem proteção UVA/UVB e portanto, vão barrar a radiação, prevenindo doenças. Já os óculos falsificados, por não possuírem proteção UVA/UVB, permitirão que a radiação passe livremente e em grande quantidade através da sua pupila, atingindo a retina e expondo seus olhos a uma grande gama de problemas oculares.
Usar óculos de sol é importantíssimo para proteger a sua visão.
 
 
 
 
 
 

Óculos de sol e a proteção UVA e UVB

É fundamental que todos os Óculos de sol tenham proteção UVA e UVB. Se eles não tiverem, a luz do ambiente e o brilho diminuem, mas não protegem os olhos. A longo prazo esse excesso de radiação pode causar doenças graves como:
 
  • Catarata
  • Degeneração Macular
  • Inflamação da Córnea/ Ceratite
  • Pterígio
 
A catarata pode até cegar e a cura é só por cirurgia, que com certeza não é baratinha igual aos óculos falsificados de camelô que você comprou. Já a degeneração macular não tem cura e com o tempo causa cegueira parcial central do olho, mantendo apenas a visão periférica. A inflamação da córnea pode gerar danos sérios à visão se não tratada desde o início.
 
O pterígio é uma formação carnosa que avança pela córnea, causando irritação, ardor, vermelhidão e astigmatismo elevado. Das doenças citadas, é a única que não cega porém prejudica em muitos outros aspectos, além de gerar a necessidade do uso dos óculos de grau com lentes de excelente qualidade, tipo zeiss e essilor. Não raramente ouvimos frases do tipo: “Óculos originais são muito caros!”

Aqui no Brasil, o sol brilha a maior parte do ano. Com essa luminosidade incidindo diretamente sobre nossos olhos, buscamos ansiosamente uma forma de aliviá-los e inevitavelmente. De acordo com oftalmologistas, comprar óculos de baixa qualidade não bloqueiam os raios ultravioleta e é muito perigoso. Isso mesmo, a Academia Americana de Oftalmologia diz que óculos de sol sem proteção podem realmente fazer mais mal aos seus olhos do que se você estivesse simplesmente usando um boné.

Óculos barato x óculos caro

Você sabe qual é a parte mais “cara” dos seus óculos de sol? Em um óculos original é a lente, justamente porque em um produto original. As lentes de um óculos de sol são os itens mais importantes de um óculos. Cálculos tem que ser feitos, materiais diferentes necessitam ser combinados com precisão, imersão em produtos químicos são necessários, e muito mais. Se você já teve ou conhece alguém que tem uma câmera fotográfica profissional ou semi-profissional, sabe que lentes de câmeras são bem caras.
Então, se um óculos de sol é barato demais para ser verdade, você pode começar a duvidar da qualidade das lentes.
 
Claro que existem outros fatores a serem considerados no valor de um óculos. Se for de grife por exemplo, como Ray-Ban, Gucci, Ralph Lauren, etc, existe o valor da marca sendo adicionado ao produto, que assegura um design diferenciado, assim como a qualidade tanto das lentes quanto da armação.
 
Temos muitoas lentes mais baratas que também podem bloquear alguns raios UVA e UVB. Muitos fabricantes adicionam uma película protetora nas lentes com uma solução especial. Portanto, muito cuidado com óculos de baixa qualidade, eles podem prejudicar à sua saúde e seus custos podem ser infinitamente mais caros.
 
E aí? Ainda acha que vale a pena arriscar no camelô? Sua visão com certeza merece a devida proteção. Saúde em primeiro lugar sempre! Aqui na Okulos garantimos a devida proteção, tanto nos óculos das grandes marcas, das quais somos revendedores autorizados, como nos óculos em que as lentes são feitas pelos nossos laboratórios, sendo solar, ou solar com grau. Aqui a qualidade e a satisfação são garantidas :)