Miopia - Uma Epidemia Mundial

A Miopia é um problema de formação e desenvolvimento do olho. Detalhando melhor, ela ocorre quando o olho se alonga além do normal ao longo dos primeiros anos de vida, fazendo com que as imagens se formem antes da retina. Por causa disso, quando o olho capta imagens mais distantes, elas parecem desfocadas.


Infelizmente, os casos de miopia vem aumentando de maneira bastante preocupante em todo o mundo.

Um estudo publicado já em 2012 pelo periódico médico "The Lancet", mostrava que, entre 80% e 90% dos alunos das escolas de países do leste da Ásia, como China e Japão, eram míopes. Desse total, mais de 10% apresentavam graus elevados de miopia, acima de 6 (seis) graus, o que elevava também a chance de desenvolvimento mais grave de problemas oculares.

Outro levantamento realizado pela Intituto de Visão Brien Holden, situado na Austrália, revelou que, se a quantidade de pessoas com miopia continuar aumentando nessa mesma escala, no ano de 2050 metade da população do mundo será míope, sendo que, até um quinto delas apresentará graus altos, o que aumenta o risco futuro de desenvolvimento de cegueira.

Porém, se por um lado a situação é alarmante, por outro, a boa notícia é que temos em nossas mãos a forma de reduzir essa tendência.

Quer saber como? Expor mais nossas crianças ao sol (com o uso de protetor solar, claro) é um excelente caminho!!!

Isso mesmo! O sol é um ótimo aliado para o não desenvolvimento e agravamento da miopia, pois a luz solar pode diminuir e até mesmo deter o alongamento do olho.

Foi justamente a mudança de hábitos das ultimas décadas, que levou as crianças a passarem mais tempo em ambientes fechados, uma das principais causas do aumento do desenvolvimento da miopia.

Aliado e esse fator, as crianças passaram a ficar mais "grudadas" na frente de telas de computador e celular nos últimos anos, forçando a contração dos músculos ciliares, o que, conforme estudos, pode agravar ainda mais o quadro de miopia.

Portanto, não é surpresa que as pesquisas recentes revelem um aumento tão significativo da miopia nas crianças e nos jovens.

Na prática: as crianças precisam de mais exposição à luz solar. Assim, priorizar atividades ao ar livre e reduzir o uso de equipamentos eletrônicos, são atitudes que podemos tomar já. Estudos indicam que, duas horas de exposição diária ao sol são suficientes para atingir os efeitos desejados.

Assim, vamos agir agora para ajudar nossos filhos a não desenvolverem miopia, ou, se já tiverem, para que a mesma não aumente progressivamente para altos graus.

Vamos assegurar uma visão global melhor no futuro.

Caso a miopia já facá parte da sua vida, podemos ajudar! As armações de óculos de grau, unidas aos pacotes de lentes disponíveis na OKulos, certamente vão ajudar você a enxergar melhor.