Como saber se meu filho tem problemas de visão?

Entre os 2 e 3 anos de idade, a criança atinge a visão de adulto. Dos 7 aos 9 anos, o desenvolvimento visual está completo. Logo deve-se prestar atenção em alguns sinais nessa idade para que possamos melhorar a qualidade de vida dos nossos pequenos heróis.

  • Preste atenção se o pequeno apresenta desinteresse por leitura ou é muito disperso. Se ele se aproxima muito dos livros ou da televisão para enxergar melhor e se costuma apertar os olhos para ver com nitidez.
  • Dificuldades de aprendizado na escola podem ter uma causa visual, por isso ela deve ser avaliada e afastada. Claro que devemos lembrar que existem outras razões para que isso aconteça, como déficit auditivo e condições como dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
  • Estudantes com alguma deficiência visual costumam apertar ou esfregar os olhos com frequência, vivem com os olhos irritados, avermelhados ou lacrimejando e piscam muito e/ou franzem a testa para olhar à distância;
  • Estas crianças podem também se queixar de tonturas, náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade excessiva à luz;
  • Crianças míopes não enxergam bem de longe e, por isso, podem evitar atividades esportivas que exijam esta habilidade;
  • Crianças que andam com cuidado excessivo, esbarram ou tropeçam com facilidade também podem apresentar algum tipo de deficiência visual.

Sugere-se que a avaliação com o oftalmologista deva ocorrer a cada um ou dois anos. Isso ajuda a detectar precocemente os problemas de visão, assim como estrabismo e doenças oculares capazes de prejudicar o desenvolvimento da criança tanto na escola quanto em sua qualidade de vida.

Se você identificou que seu filho necessita usar óculos de grau, clique no botão abaixo. Temos a solução completa para ele em armaçoes e lentes de grau.