O que é anti-reflexo numa lente?

Dúvida cruel: Qual devo escolher? Com Anti-Reflexo ou sem Anti-Reflexo? 

 

(A.R. = Anti-reflexo, Antireflexo, Antíreflexo, Antirreflexo)

Ao escolher uma lente de grau para seus óculos, existem algumas decisões importantes a serem tomadas. Uma dessas decisões é se a lente será com A.R. ou sem A.R.

Nós vamos dar informações suficientes para ajudar você ter a certeza de estar fazendo a escolha correta. 

A lente com A.R. ou seja, Antirreflexo, recebe um revestimento especial e, por isso, consegue reduzir a um percentual mínimo os reflexos indesejáveis e proporcionar uma visão mais nítida. Ela garante uma visão mais clara e melhora a manutenção das lentes. Além disso, esse tratamento aumenta a vida útil das lentes.

Além de todas as vantagens técnicas, as lentes anti-reflexo proporcionam uma estética visual muito mais limpa. Veja na imagem abaixo.

 

 

As lentes com A.R. facilitam o dia-a-dia em vários momentos.

Por exemplo, se você trabalha diariamente com computador, saiba que há uma redução de incidência de luz de aproximadamente 20% na parte externa da lente, facilitando uma visão mais nítida do objeto no monitor. 

Nas lentes sem A.R. o foco dos itens na tela é feito de forma mais difícil, menos natural, o que não ajuda principalmente quem sofre da famosa “vista cansada”.

Quem dirige a noite com óculos pode passar por momentos indesejáveis, pois veículos com farol ligado vindo na direção oposta afetam bem mais a visão de quem não usa lentes com antíreflexo, aumentando a dificuldade ao volante. Com o ofuscamento da visão devido a falta das lentes antirreflexo, o motorista pode demorar mais a notar placas, buracos, ou até mesmo ciclistas e pessoas atravessando. 

Já motoristas que usam lentes anti-reflexo ficam menos incomodados com a incidência de luz, têm mais conforto na direção e estão menos sujeitos esses contratempos.

Adicionalmente a esses benefícios, as lentes antireflexo não refletem o flash de fotos e filmagens.

Dentro das opções existentes de lentes anti-reflexo, podemos afirmar que existem diferenças entre os tratamentos oferecidos pelos principais fabricantes de lentes de grau para óculos. Portanto, sugerimos escolher primeiro a marca/fabricante da lente que você deseja e, em seguida, verificar as opções de antirreflexo disponíveis relacionadas a cada fabricante. 

Lembramos que um mesmo fabricante oferece diversos tratamentos de antireflexo combinados a outros tratamentos. Assim, as principais variações entre eles são os tipos de tratamentos oferecidos além do anti-reflexo, bem como a "resistência" proporcionada por cada tratamento. Consequentemente, o valor de cada um desses tratamentos também varia. 

Exemplificando: 

A Crizal, que é o tratamento anti reflexo da empresa Essilor, oferece proteções desde o Crizal Easy UV até o Crizal Prevencia. O Crizal Easy UV é considerado um tratamento de entrada, ou seja, um tratamento para quem deseja ter sua lente protegida, mas que não necessita ter o que existe de mais avançado em termos de tratamento e nem deseja gastar muito. Já o Crizal Prevencia é o tratamento mais avançado que a Essilor oferece atualmente. 

A Easy UV oferece antireflexo, resistência a arranhões, resistência a manchas, repele água e possui proteção solar FPS 25. 

Já a Prevencia oferece, além dos tratamentos acima, repelência a poeira, FPS 35 e proteção contra luz azul, a luz emitida por monitores e celulares, e que podem gerar a sensação de peso, cansaço e ressecamento da vista. Além disso, ela apresenta diferenciais como uma cor residual em lilás o que deixa a lente esteticamente mais agradável que a Crizal, cujo residual é em verde. 

Na prática, uma lente de grau com Prevencia terá uma resistência maior que uma lente de grau com Easy UV, pois será mais resistente a arranhões e manchas, será mais fácil de limpar pois tanto água quanto poeira terão menor aderência as lentes, terá uma durabilidade maior, e repelirá muito mais reflexos e luzes ofuscantes dos ambientes. 

Portanto, a Crizal Prevencia gerará conforto, durabilidade e segurança muito maiores que a Crizal Easy UV.

Essa mesma realidade vale para todos os fornecedores de lentes de grau, como Hoya, Zeiss, Rodenstock, Orgalent, etc. Ou seja, todos oferecem, junto ao tratamento anti reflexo, outros tratamentos, com variação de combinação, valores e "resistência" entre os mesmos. 

Assim, na hora de escolher, é importante pensar em quais proteções você necessita que sua lente tenha para seu dia a dia

Quais as principais proteções existentes e que todos os principais fabricantes de lente tem para oferecer ? 

  • Antireflexo
  • Antirisco
  • Resistência a manchas
  • Repelência a poeira
  • Repelência a água
  • Proteção UV
  • Proteção contra luz azul
  • Anti-embaçamento

 

Portanto, os benefíios dos tratamentos antirreflexos são inúmeros.

Dessa forma, pessoas que tem grande contato olho no olho, dirigem muito, e/ou, trabalham muito com computador sentirão uma boa diferença em seu dia a dia com o uso das lentes antireflexo e, quanto melhor for o tratamento escolhido, maior será a diferença percebida.

 

 

 

Curiosidade: VOCÊ SABIA? 

Como se escreve Antirreflexo? Até antes do Acordo Ortográfico de 1990, se escrevia Anti-reflexo. Desde então, o correto é Antirreflexo!

Mas, como grande parte das pessoas ainda acredita que o correto é Anti-reflexo, escrevemos nosso texto com todas as variações possiveis da palavra, atendendo a todos os gostos!

 

Para escolher os óculos e as lentes ideais para você clique aqui