Frete Gratis a partir de R$299. Todo site até 10x s/ juros!

RAIOS UV: COMO PROTEGER OS OLHOS?

RAIOS UV: COMO PROTEGER OS OLHOS?

É IMPORTANTE ENTENDER O QUE SÃO OS RAIOS UV

EXISTEM TRÊS TIPOS DE RAIOS UV: UVA, UVB e UVC

Os raios UV (sigla para "ultravioleta") são um tipo de radiação eletromagnética.

Os raios UV são invisíveis ao olho humano, mas têm um comprimento de onda menor do que a luz visível, o que os torna capazes de penetrar nos olhos e causar danos.

Existem três tipos de raios UV: UVA, UVB e UVC.

Os raios UVC têm o comprimento de onda mais curto e são os mais perigosos, mas geralmente são filtrados pela camada de ozônio na atmosfera da Terra antes de atingirem a superfície.

Os raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras solares e são os mais perigosos para a visão, pois podem gerar inúmeras doenças. São absorvidos, em sua maior parte, na córnea e no cristalino.

Os raios UVA são associados ao envelhecimento da pele e ao risco de câncer de pele. Podem prejudicar lesão das células da mácula, parte do nosso olho que é a responsável pela visão de detalhes.

O comprimento de onda dos raios UV varia entre cerca de 100 a 400 nanômetros (nm).  A radiação UV é classificada em três tipos com base em seu comprimento de onda: UVA (320-400 nm), UVB (280-320 nm) e UVC (100-280 nm).

Atenção à essa informação sobre o comprimento de 400nm dos raios UV. Ela será importante mais adiante nesse mesmo post ;)

 

QUAIS SÃO OS PERIGOS PARA OS OLHOS 

A exposição prolongada e sem proteção aos raios UV pode aumentar o risco de várias doenças oculares, incluindo:

Pterígio: um crescimento anormal da conjuntiva, a membrana que reveste a parte branca do olho, em direção à córnea, também chamada de "carne no olho".

Catarata: uma condição em que a lente natural do olho se torna turva e prejudica a visão. 

Degeneração macular: uma condição em que a mácula, uma parte da retina responsável pela visão central, se deteriora e prejudica a visão. 

Ceratite: uma inflamação da córnea, a camada transparente na frente do olho. 

Fotoceratite: também conhecida como "cegueira da neve", é uma queimadura na córnea causada pela exposição aos raios UV em ambientes de neve ou água. A fotoceratite pode causar dor, vermelhidão, lacrimejamento e visão embaçada.

Melanoma ocular: um tipo raro de câncer que afeta a íris, a retina ou outras partes do olho. 

Portanto, infelizmente são várias as doenças que podem acometer os olhos sem a devida proteção. 

Não vale à pena arriscar, não é mesmo? 

Ainda mais sabendo que a prevenção se encontra em nossas mãos!

 

COMO PROTEGER OS OLHOS DOS RAIOS UV

A gente aqui na Okulos entende que esse post está "pesado", afinal, ele está falando sobre perigos e doenças.

Quem gosta de confrontar esses assuntos, não é mesmo?

Mas não poderíamos deixar partilhar essa matéria com você, pois a saúde dos olhos é um constante foco de atenção nosso e não poderíamos deixar você exposto a esses riscos. 

Mas agora, VAMOS AS BOAS NOTÍCIAS!!! =))

Vamos mostrar formas de proteger seus olhos contra esses raios.

 

QUANDO EXPOR OS OLHOS AO SOL

Não há um tempo máximo recomendado de exposição dos olhos aos raios UVA e UVB que seja seguro para todas as pessoas, pois isso depende de vários fatores, como o tipo de olho, a idade, a hora do dia, a latitude, a altitude, se está em região montanhosa, de neve ou próximo à praia, entre outros.

No entanto, é geralmente recomendado evitar a exposição direta ao sol sem proteção ocular adequada durante as horas mais quentes do dia (entre as 10h e as 16h), quando os raios UV são mais intensos, e usar óculos de sol com lentes que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB.

 

OS ÓCULOS DE SOL PROTEGEM DA EXPOSIÇÃO AOS RAIOS UV

LEMBRE-SE: SOMENTES ÓCULOS ORIGINAIS OFERECEM PROTEÇÃO CONTRA OS RAIOS UV. 

Para saber se uma lente de óculos solar tem proteção UV, você pode verificar se ela possui uma etiqueta ou um selo que indique que possui "filtro solar" ou "proteção UV".

A maioria das lentes de óculos solares de boa qualidade deve oferecer proteção contra os raios UV, mas é importante verificar se a etiqueta ou o selo está presente e se indica o nível de proteção UV.

O nível de proteção UV é indicado pelo fator de proteção solar (FPS), que é um número que mede a quantidade de raios UV que a lente é capaz de bloquear.

As lentes de óculos solares com FPS 100 bloqueiam cerca de 99% dos raios UVB e as lentes com FPS 50 bloqueiam cerca de 98% dos raios UVB.

Se você não encontrar uma etiqueta ou um selo nas suas lentes de óculos solares, é melhor evitar usá-las, pois elas podem não oferecer proteção adequada contra os raios UV. 

É importante realizar a compra em lojas especializadas pois como existe a possibilidade dessa etiqueta ser falsificada pelas lojas com produtos de procedência enganosa, a compra realizada em loja especializada é uma garantia da originalidade do selo. 

 

LENTES FOTOSSENSÍVEIS PROTEGEM OS OLHOS DOS RAIOS UV

As lentes fotossensíveis, também conhecidas como lentes Transitions, possuem proteção contra os raios UV.

As lentes Transitions são projetadas para se adaptarem à luz do sol, escurecendo em ambientes externos e clareando em ambientes internos.

Além de oferecerem a conveniência de ter um único par de óculos para ambientes internos e externos, essas lentes também bloqueiam 100% dos raios UVA e UVB prejudiciais aos olhos, independentemente da sua tonalidade.

Porém, é importante lembrar que nem todas as lentes fotossensíveis são iguais e que é necessário verificar se as lentes que você está comprando possuem proteção UV adequada.

Você pode verificar se suas lentes fotossensíveis têm proteção UV procurando pelo selo de aprovação UV ou pela etiqueta que indica que as lentes atendem às normas de proteção UV.

 

LENTES POLARIZADAS TAMBÉM PROTEGEM OS OLHOS DOS RAIOS UV

Os óculos de sol com lentes polarizadas também oferecem proteção contra os raios UV prejudiciais aos olhos.

Na verdade, as lentes polarizadas são projetadas com uma camada especial que bloqueia 100% dos raios UVA e UVB.

As lentes polarizadas são projetadas para reduzir o brilho e o reflexo da luz solar em superfícies como água, neve ou vidro. Isso ajuda a melhorar a visibilidade e reduzir a fadiga ocular, tornando as lentes polarizadas uma boa opção para pessoas que passam muito tempo ao ar livre, em atividades como pesca, esqui ou direção.

No entanto, como acontece com as lentes fotossensíveis, é importante verificar a existência do selo ou etiqueta de aprovação UV.

 

COMO TER CERTEZA ABSOLUTA DE QUE OS ÓCULOS TÊM PROTEÇÃO SOLAR?

Você pode levar o óculos ao seu oftalmologista para que ele verifique. No consultório/clínica existem aparelhos especiais que vão confirmar não apenas a existência da proteção, como também o percentual de proteção oferecido pela lente.  

Você também pode levar os óculos em uma ótica de confiança e pedir para que seja verificada a proteção UV oferecida pelas lentes, caso a ótica possua o aparelho adequado para isso.

E, insistimos em dizer: se você comprar seus óculos em lojas especializadas, como a Okulos, você terá a certeza de estar adquirindo produtos originais, e com a proteção UV assegurada =)

 

ACESSÓRIOS TAMBÉM AJUDAM MUITO 

Quando for se expor por tempos prolongados ao sol, como por exemplo na praia ou piscina, é recomendável combinar o uso do óculos de sol com um chapéu de aba larga ou viseira. Também recomendamos o uso deóculos de sol com armações grandes, uma vez que os raios solares podem entrar pelas laterais dos óculos.

 

GOSTOU DAS DICAS? 

SE SIM, COMPARTILHE COM QUEM TEM ESSAS MESMAS DÚVIDAS !

TOMARA QUE A GENTE TENHA CONSEGUIDO AJUDAR :)

CONTE COM A GENTE!

EQUIPE OKULOS =)



© 2023 - Okulos Comércio Varejista de Produtos Ópticos LTDA-ME. - CNPJ 22.096.391/0001-22 - Endereço da Sede Administrativa: Rua Ubaldino do Amaral, Centro - RJ - 20.231-016