Nunca Usei Óculos - Qual o Tamanho Ideal da Minha Armação?

Essa é "a pergunta" para quem nunca usou óculos na vida e não tem a menor idéia de qual tamanho de armação de óculos de grau, ou mesmo de armação de óculos de sol deve comprar.

Mas fique tranquilo. Vamos te dar umas dicas que podem ser beeem úteis :)

Primeiro, algumas infos importantes:

- Acima de tudo, priorize o conforto, especialmente se você for passar horas do seu dia usando seus óculos, afinal, não adianta querer ter "aquele visual" se seus óculos ficarem escorregando pelo nariz.

- Os tamanhos de óculos são definidos de acordo com a largura da armação. Mas atenção: não é da parte da frente inteira da armação do óculos. Considera-se apenas a medida da largura de um dos espaços reservado a lente dos óculos. Na prática, veja o desenho abaixo. A largura é de 52 mm, o que equivale a um pouco mais de 5 centímetros. Essa é a medida que define o tamanho de uma armação de óculos, seja ele um óculos de sol, ou um óculos de grau.

 

Vamos as dicas em relação aos tamanhos:

- Até 49 mm: medida para óculos infantil. Veja aqui alguns modelos de óculos de sol infantil, e de óculos de grau infantil.

- De 50 até 53 mm: medida para óculos infanto juvenil, adolescente, ou rosto pequeno/estreito. Veja aqui alguns modelos de óculos de sol com esses tamanhos, e de óculos de grau com esses tamanhos.

- De 54 até 56 mm: medida de óculos para rosto médio. Veja aqui alguns modelos de óculos de sol para rosto médio, e de óculos de grau para rosto médio.

- A partir de 57 mm: medida de óculos para rosto grande. Veja aqui alguns modelos de óculos de sol para rosto grande, e de óculos de grau para rosto grande.

 

Uma curiosidade - o Óculos Aviador da Ray Ban possui tamanhos diferentes:

- De 55 até 57 mm Ray Ban Aviador para rostos pequenos.

- De 58 até 61 mm Ray Ban Aviador para rostos médios.

- A partir de 62 mm Ray Ban Aviador para rostos grandes.

 

Importante:

No caso tanto dos óculos infantis, quanto dos óculos para adolescentes, o tamanho do rosto pode variar bastante de um indivíduo para outro.

Assim, para verificar o melhor tamanho de óculos para o seu filho, sugerimos que a pupila fique centralizada em relação a medida da largura da armação. Como se fosse um alvo bem no centro do espaço reservado a lente.

Se você desejar, pode usar uma régua para medir a distancia entre a lateral do nariz e a pupila do seu/sua filho(a), e comparar essa medida à metade do tamanho da lente. Essa é uma dica que pode ajudar bastante :)

 

Se você já usa óculos, quer um do mesmo tamanho, mas não tem a menor ideia das medidas dele, é fácil fácil de descobrir. Basta clicar aqui e mostramos como!